Hinos


1. HINO A SÃO VICENTE DE PAULO

- Glória e louvor ao ínclito Vicente, / Oh meu bom Pai e santo protetor,/ Sois na Igreja um sol resplandecente,/ louvar-vos-ei alegre e com fervor.

Ao nosso Deus,/ glória e louvor/ eternamente/ ao Deus de São Vicente ./ Glória e louvor,/ glória e amor/ por nos ter concedido/ protetor tão querido!

- Glória e louvor a quem formou tal alma,/ e a encheu de seu divino amor;/ desde a infância um vivo fogo inflama/ a São Vicente ! É luz ! É chama ardente.
- Glória e louvor à grande caridade:/ é vivo ardor do servo do Senhor/ Pra consolar a pobre humanidade/ em todo mal e infeliz labor.
- Piedoso Pai, Vicente compassivo,/ Rogai por nós a nosso Salvador,/ e alcançai no dia decisivo/ Nos dê, no céu, da glória o resplendor.
- Glória e louvor ao Santo tão amável,/ que tem o zelo, a paz do Bom Pastor./ Vede-o correr após o miserável./ À sua voz se rende o pecador.

2. HINO DO 1° CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCADORES VICENTINOS/97 (Zequinha)

Só com amor, se move a vida/ Ô... Ô... com muito amor/ Não deixem a luz escondida ! / Ô... Ô... diz o Senhor.

- Vem ! Vamo-nos vestir de Vicente / Porque lá fora, nossa gente/ Vive a incerteza do amanhã/ Vem ! Vamo-nos fazer de meninos / Porque lá fora os pequeninos/ Querem um lugar ao sol/ Sonhar! Como é bom poder sonha!/ É divino ensinar como o mestre ensinou/ Plantar, Plantar! Como é bom poder plantar/ Mil sementes de emoção, explodindo no coração.
- Vem ! Vamos levar fé e calor/ Muita esperança, paz e amor:/ Somos caminho e a fonte/ Vem! Vamos formar um batalhão/ E em toda nossa inspiração/ Adicionar este ideal:/ Somar, para poder dividir;/ Não partir sem repartir, Deixando alguém feliz, feliz/ Ninguém tem tanto que nada falte; Nem tão pouco, que não tenha um pouquinho pra doar.


3. SÃO VICENTE DE PAULO (Pe. João Carlos Almeida - S.C.J.)

- São Vicente, amigo dos pobres, amigo da gente, amigo de Deus (bis)
- Coração humilde, sem marcas de ambição,/ sempre ajudando seu irmão (bis)
- Coração que acolhe, o pobre e o sofredor, cheio de ternura e de amor (bis)

4. SÚPLICA À SÃO VICENTE (Pe. Inigo Juan Javier)

Ensina-nos a amar/ Vicente de Paulo/ ao pobre, nosso irmão/ como o amaste tu (bis)

- Não sabemos sofrer com os que sofrem/ Recusamos chorar com os que choram/ Ignoramos a voz que nos suplica/ E a mão estendida que implora.
- Vicente que um dia descobriste/ Cristo sofrido no semblante do irmão/ que sua vida também seja nossa luz/ Pra enxergarmos no irmão nosso Senhor.

5. HINO DO EDUCADOR VICENTINO (Ir. Juliana Tartas)

- Creio em mim e em você/ Creio na força da juventude/ Leio nos olhos dos pequeninos/ A esperança de um mundo melhor.// Há dois mil anos aqui andou/ Abençoou a força dos humildes/ Falou da paz, do amor maior/ Nos ensinou a amar e ter fé.

Mestre dos Mestres/ Tu nos chamaste/ De todos os cantos para ensinar/ Temos certeza/ Tua presença/ Em nosso barco sempre vai brilhar/ Sempre vai brilhar e conduzir./ Libertar / Libertar!

- Ser vicentino é ser luz./ Ensinar como o mestre Jesus/ Repetir gestos, levar o amor/ e trabalhar para um mundo melhor/ Sempre é divino dar e receber.// Esta verdade o Pai nos deixou/ Vamos alegres para a Missão/ aos desprovidos carentes do saber.