Sentido da Vida de São Vicente


De muitas maneiras e com criatividade, Padre Vicente desenvolveu uma intensa ação caritativa e missionária, sempre contando com os padres e irmãos de sua Congregação, com as irmãs de Caridade e com muitos leigos e leigas generosos.
Entendia  e ensinava que o pobre é a imagem de Cristo desfigurado a quem devemos servir. E a Igreja deve estar a seu serviço..
São Vicente de Paulo é santo porque procurou fazer a vontade de Deus. Ser Santo é fazer a vontade de Deus e anunciar a Boa nova (Evangelho) aos pobres. Todos são chamados a serem santos: O Senhor disse a Moisés: “Dirás a toda a assembléia de Israel o seguinte: sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Cada um de vós respeite a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Lv. 19, 1-3.
Busquemos a santidade de vida como sempre ensinou São Vicente:
·      Os pobres são os queridos de Deus.
·      Quem não tem ninguém para ajudar, Deus envia os santos para servi-lo.
·      No segredo do coração deve ter o melhor lugar para a morada de Deus.
·      Tudo que é bonito é motivo para louvar a Deus.
·      Se tiver algum problema sério para resolver, pense no problema quando estiver diante de Deus.
·      Se não sabes o que fazer, leia o Evangelho e abra o seu coração para o Espírito Santo que vai te iluminar.
·      Quando resolver servir a Deus, lembre-se que o que fizeres estará fazendo em nome de DEle.
·      E quando errar reconhece-te pecador, arrepende-te, confessa o teu pecado, e Deus te receberá com os braços abertos.
"Voltemos nossa mente e nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de ação e oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje. Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em gênio da caridade, nos ajude a todos a por mais uma vez as mãos no arado – sem olhar para trás – para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres. (João Paulo II)
Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Jo. 14, 12-15.
O mundo precisa de santos, santos novos, santos que criem nos outros a inquietação, que leva à busca, busca que leva a paz, “...a paz que supera todo o entendimento” Flp 4,7.