sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A vocação Profissional


Falar de vocação sem falar de vocação profissional é um grave erro. Desde o começo do mundo que Deus já colocava o trabalho do homem como sustento e dignidade para sua vida (Gn 3, 19). 
            Na vocação profissional devemos levar em conta alguns itens que são irrevogáveis para os valores cristãos: no exercício da justiça, é o direito de cada pessoa e o respeito pela legalidade que devem guiar magistrados e advogados; nas fábricas e nos escritórios de empresas públicas e particulares, nas atividades comerciais e empresariais, é a consecução de uma melhor qualidade de vida, e não o simples aumento dos bens e dos lucros, no exercício das livres profissões, nas funções administrativas e no terciário são a honestidade, a competência e a qualidade dos serviços que devem ser privilegiadas ao satisfazer as demandas das pessoas; na comunicação, valor primário é o serviço à verdade, à qual é preciso ater-se com constante fidelidade; no hospital, é o doente que deve ser posto no centro de qualquer serviço médico, de enfermagem e administrativo; na escola e na Universidade, é o estudante que deve ser ajudado, mediante o ensino e a instrução; no desporto e no campo do turismo e do acolhimento, é o crescimento da pessoa humana que deve ser promovido, em todas as suas potencialidades e exigências físicas e espirituais.
            O cristão sabe que o trabalho é um caminho de purificação e de salvação, para todos os que o acolhem em espírito de obediência à vontade de Deus e de serviço humilde e paciente para com o próximo. O trabalho faz parte do quotidiano de todo mundo. O cristão vê no trabalho uma vocação e  se realiza  com a plenitude do amor presente em seus atos.   A qualidade de vida e do ambiente depende de cada uma das pessoas que o fazem. É no trabalho feito com dedicação constante que a pessoa vive a sua plena promoção espiritual, cultural e social.
            Concluímos dizendo que é o seu compromisso e dedicação que pode tornar o local de trabalho em um lugar agradável, que estimula a colaboração, a comunhão e a relações humanas, caracterizadas pelo respeito e a estima recíproca, pelo amor e a solidariedade, pelo testemunho coerente dos valores morais de cada profissão, independente ela qual for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário